Jasmim

Jasmim AÇORIANO

Bom dia amigos/as leitores/as, hoje venho falar-vos do jasmim e dos seus cuidados. 

Em primeiro lugar é importante saber que a planta, melhor dito, arbusto (visto que é uma planta arbustiva  e trepadeira), dá-nos a opção de o plantar em vaso, canteiro ou na própria terra, consoante o espaço que tenhamos em casa. E pode ainda ser plantada no exterior ou no interior, já que é uma planta muito resistente e com um tratamento fácil assim como os seus cuidados.


Escolher o espaço ideal para o jasmim 

Floração

Na época da floração, geralmente, entre os meses de Abril e Agosto poderemos apreciar pequenas flores brancas que desprendem um aroma diferente ao de outros jasmins, que muitas pessoas confundem com o aroma da gardênia.


Solo

Sobre o solo podemos dizer que gostam de um solo fértil e bem drenado, devemos regá-lo regularmente na época da floração e uma vez por semana o resto do tempo.


Pada

Manter a forma ou dar-lhe uma nova forma deve ser feito após a floração, ou seja, só deve ser podada depois de já ter passado pela floração. Cuidar de um jasmim é bastante simples visto que é uma planta muito resistente.


sugiro que seja num espaço de muita luz natural e de preferência durante algumas horas por dia, seja posta no exterior ou no interior é uma planta muito resistente que aguenta bem temperaturas altas, baixas e até o vento, digo isto porque tenho a minha nestas condições,  é verdade que ao estar protegida da luz do sol direta e do vento forte tem umas folhas mais verdosas, mas depois de habituada a este habitat ela consegue aguentar  perfeitamente estas condições extremas.


O que tenho em casa

Neste momento estou a modificar o que tenho em casa, quero torná-lo numa espécie de árvore, com uma base mais grossa da qual vão proceder apenas duas ramificações que serão com o passar do tempo dois troncos grossos, dando a impressão à simples vista de ser uma árvore em vez de uma planta arbustiva.

Agora tenho-a semeada num canteiro, junto de uma roseira (como podem ver no vídeo). O primeiro passo é decidir quais as ramificações que quero que engrossem, depois disso tenho de podar todas as ramas que saem das ramificações que pretendo deixar, fico apenas com as que estão mais acima para dar a tal sensação de ser uma árvore.  Depois de as ter podado, meto canela em pó no lugar onde fiz o corte para evitar que entrem bactérias ou fungos, podem também usar cola branca de madeira para isolar a ferida feita pelo corte.



Posteriormente decidi voltar a replantar os esquejes que retirei da planta mãe e assim aproveito para fazer novas plantas, para isto começo a por uma dose de enraizamento junto ao substrato e a terra utilizada para plantar.


Ficha técnica

Nome científico: Jasmim Azoricum;

Nome popular: Jasmim Açoriano ou Jasmim Branco;

Família: Oleaceae;

Categoria: Trepadeiras ou Arbustos;

Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temprerado;

Origem: Ásia, China;

Altura: 1,5CM a 2,4 metros;

Espaço ideal: Exterior/Interior;

Rega: Época fria- 1 vez por semana/ Épocas quentes de floração- 2/3 vezes por semana;

Aroma: Perfumada de notas um pouco distintas às de outros jasmins ( que faz lembrar ao aroma das gardênias).